terça-feira, 10 de julho de 2012

Centenário da Colonização Ítalo-Germânica


A solenidade alusiva ao centenário de colonização Italo-Germânica de Iomerê aconteceu na sexta-feira, 29 de junho, no ginásio da E.E.B. Frei Evaristo, em um dia histórico, marcado por várias inaugurações de importantes obras e apresentações artísticas e culturais, além de homenagens aos iomerenses mais idosos, aos Padres e Irmãs que ajudaram na construção da história do Município, alem do Selo do Centenário da Colonização lançado em parceria com os Correios.
    




                                         

No ginásio da E.E.B. Frei Evaristo uma grande solenidade proporcionou ao público uma viagem no tempo, relembrando os 100 anos da imigração de italianos e alemães aos quais os iomerenses são eternamente gratos, afinal são poucos os heróis que desafiam mundos em prol de causas que não as suas, mas a de todos.










Para relembrar a vinda dos imigrantes italianos e alemães os alunos da Escola Laércio Caldeira de Andrade de Bom Sucesso, apresentaram uma peça teatral: Uma Viagem aos Passado, uma interpretação da viagem  do século XIX, quando a Itália passava por uma grande transformação devido à industrialização e o número de camponeses e desempregados só aumentava e fez com que muitos encontrassem no Brasil a esperança de dias melhores para suas famílias.
Com isso deu início a história de Iomerê em 1912, quando os pioneiros se estabeleceram e fundaram  Faxinal Branco por intermédio das primeiras famílias que vieram da Itália, como exemplos: às famílias de Luiz Vitório Nora, Emilio Crestani, Gásparo Setti e Zanotti. Logo depois vieram novas famílias nascidas no Brasil: Viecelli, Pasqual, Bridi, Oss, Penso, Zardo, Faoro, Rostirola, Fantinel, Breda, Rech, Zini, Bragnini, Rossoni, Zambotto e tantos outros que chegavam a busca de nova vida.

Parte da Apresentação EEF Laércio Caldeira de Andrade
                                                          

No ato foram entregues os certificados aos vencedores do Projeto Meu Lugar, Minha História - Minha História, Minha Vida.


Concurso da Logomarca: Michelli Borga


Concurso do Hino: Dante Gelain


Concurso Poesia, categoria infantil: Isadora Peretti


Concurso Poesia, categoria juvenil: Silvestre José Volpato (Aluno Frei Evaristo)


Concurso Poesia, categoria adulto: Max Falchetti Cossul


Concurso de Dança:  3º lugar
  Grupo Bambini Ballando (CMEI)


Concurso de Dança: 2º lugar
Grupo Recordi Delle Origene (E.E.F. Laércio Caldeira de Andrade) - Bom Sucesso


Concurso de Dança: 1º lugar
Gli Eredi Dele Nostra Terra (CEMI)



Homenagem aos cidadãos iomerenses mais idosos

Em um gesto de respeito e admiração o Município prestou uma homenagem como demonstração de consideração do povo de Iomerê aos dezessete cidadãos Iomerenses mais idosos, como forma de reconhecimento por todo o trabalho realizado em prol do desenvolvimento do Município.  Cada um recebeu uma placa: Florentina Schafer Volpato (88 anos), Onorata Alves Correia (88 anos), Dozolina Giacomina Fantinel Devalheri (89 anos), Francisco Baseggio (89 anos), Lino Mariani (89 anos), Ana Catarina Volpatto Barrichello (89 anos), Italia Lazzari (89 anos), Premina Zepelini Zanini (89 anos), Lucinda Amabile Camaroto Cislaghi (89 anos), Luigia Corso Pasqual (90 anos), Luiz Tonetta (91 anos), Josefina Butega Volpato (91 anos), Armelinda Tomazi (91 anos), Ermelinda Rotta Volpato (91 anos), Ângela Tereza Buzeto Pastore (94 anos), Irene Peretti (95 anos) e Adelia Zanini Menegatt (102 anos). 


Homenagem aos Padres Camilianos e Irmãs Marcelinas

Pela grande colaboração e participação dos Padres Camilianos e das Irmãs Marcelinas, prestados desde o inicio da colonização de Iomerê e até hoje, a Administração Municipal demonstrou gratidão e o respeito de sua gente ao prestar homenagem ao Padre Carlos Pigato, representando todos os Padres da província Camiliana que passaram por Iomerê.
Da mesma forma o Executivo Municipal prestou homenagem a Irmã Marinez Rossato, representando a Congregação das Irmãs Marcelinas, pois foram muitas as Irmãs Marcelinas que passaram por Iomerê, deixando seu amor fraterno, serviço e doação.
 




Selo Centenário
A história dos 100 anos de Colonização Ítalo- Germânico de Iomerê  tabem foi marcada com o lançamento do selo dos cem anos de colonização promovido pelos Correios em parceria com a Prefeitura de Iomerê. Com isso o Município figura na história dos Correios e dará oportunidades aos munícipes de enviar correspondências para qualquer parte do mundo com o selo do centenário da colonização ítalo-germânica de Iomerê.


Ao final da solenidade o público participou de uma grande confraternização com degustação de comidas típicas da culinária italiana e alemã.