quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Livros

A Biblioteca da Escola de Educação Básica Frei Evaristo, dispõe de 43 livros novos de literatura infanto-juvenil, adquiridos com o dinheiro do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).

Os livros já se encontram à disposição dos alunos para empréstimos.





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Conferência Regional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente


Com o objetivo de fortalecer e incentivar a educação ambiental nas escolas, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira, por intermédio da Gerência Regional de Educação (Gered), realizou nesta terça-feira, 17, a Conferência Regional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. Entre professores e estudantes das rede pública e particular de ensino, o evento reuniu aproximadamente 115 pessoas, dos municípios de Videira, Fraiburgo, Tangará, Pinheiro Preto, Iomerê, Salto Veloso e Arroio Trinta. A Conferência foi realizada no Cetrevi, em Videira.

A Conferência é um instrumento para estimular a cidadania ambiental nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. É um processo dinâmico, onde todos debatem os temas propostos, deliberam coletivamente e escolhem os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas seguintes. “O evento propicia uma atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem”, explicou a gerente de Educação, Roberta Martinez.

A Conferência foi aberta com a palestra “Sustentabilidade”, proferida pela Professora Doutora Estela de Oliveira Nunes, Farmacêutica-bioquímica com Doutorado em Engenharia Química, que atua como professora-pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), na área de desenvolvimento de produtos e processos agroalimentares e ambientais. Logo após, iniciaram as apresentações dos projetos. Ao todo, foram inscritos 34 trabalhos, separados nas categorias de acordo com os quatro elementos: Terra, Fogo, Água e Ar.

A Escola de Educação Básica Frei Evaristo participou com os alunos  Ana Letícia Zanini e Luciano Junior Sotel, que orientados pela professora Monica Andres, apresentaram o trabalho: " Agrotóxicos: Bem x Mal".




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Primeiras Invenções da Segunda Revolução Industrial (1860-1900)


Trabalho realizado na disciplina de Geografia com a professora Monica Andres.












quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Revistas de Prevenção ao Uso de Drogas

Por intermédio do Curso de Prevenção Nacional ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas fornecido pelo SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) a Escola de Educação Básica Frei Evaristo recebeu no final do mês de agosto uma remessa de revistas em quadrinhos da "Tina" e da Turma da Mônica Jovem" que abordam o tema drogas.

Logo, as revistas foram utilizadas em sala de aula, dando continuidade ao Projeto "Viver Longe das Drogas: o Desafio é nosso" que foi iniciado na escola ainda no ano passado. Orientados pela professora Celene os alunos realizaram a leitura do material, desenvolveram as atividades propostas de cada revista e promoveram um debate expondo opiniões sobre o tema abordado.





 
As revistas da Turma da Mônica Jovem tratam da prevenção ao uso de crack e outras drogas (álcool).

As revistas da Tina tratam sobre o consumo de ecstasy, crack, anfetaminas, ansiolíticos e anabolizantes.

 







 
 Foi um momento de instrução e de leitura agradável, muito apreciado por todos os alunos.
 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Linha do Tempo - História

Os alunos das 3ª séries do ensino médio realizaram nas aulas de história, com a professora Cloci Peretti, uma linha do tempo representando nomes e datas dos mandatários do Brasil.







quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Homenagem cívica - 1ª série 02

Ontem a noite, 03 de setembro, foi a vez da 1ª série 02 prestar a sua homenagem cívica. Orientados pela Professora Fernanda Consoni, os alunos apresentaram um emocionante vídeo sobre a valorização da família  e para finalizar cantaram uma linda canção do Toquinho.







O Caderno

Toquinho

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...

Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer.


terça-feira, 3 de setembro de 2013

V Mostra Regional do Conhecimento

 A E.E.B. Frei Evaristo participou da V Mostra Regional do Conhecimento, nos dias 29 e 30 de Agosto, na Escola de Educação Básica Adelina Régis - Videira.


Abaixo, os três projetos que estavam representando a escola:



 Mostra Preventiva e Ambiental

Viver Longe das Drogas: O Desafio é nosso!
Professora: Celene Fritzen Dal Pizzol
Alunos: Marina Mugnol e Silvestre Volpato



 XI Feira Regional de Matemática 

Dependência Elétrica: Matematicamente uma possível despreocupação.
Professora: Celene Fritzen Dal Pizzol
Alunas: Sibiela Cossul e Larissa Madureira




 IV Feira Regional de Ciências e Tecnologia

Bioplástico de Batatas
Professora: Karine Bürgel
Alunas: Gabriela Bortolozo e Daniela Périco



Parabenizamos os professores e alunos participantes.


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Semana da Pátria

Hoje, 02 de setembro de 2013, iniciamos as Homenagens da Semana da Pátria.

As oitavas séries junto aos professores Vilmo Jorge Camargo e Monica Andres, representaram uma Poesia da Pátria Amada Brasil.


Ouviram do Ipiranga às margens placidas, de um povo heroico um brado retumbante… [trecho do Hino Nacional do Brasil]

E foi o brado do guerreiro que fora forjado em suor e sangue, no trabalho pesado que lhe fortaleceu os músculos, no sofrimento que lhe preparou o espírito.
O brado que ecoou às margens plácidas dos muitos Ipirangas e correu os quatro cantos do mundo, fazendo levantar tantos outros que ainda que não falassem a mesma língua, compartilhavam o mesmo sentimento: o de liberdade, de respeito, de direitos.


Brado que não cala, não silencia; que está nos olhos, no negacear do corpo, no gesto; que se movimenta pelas palavras, pelo cântico; que ganha força no rufar dos atabaques e que vira nação na melodia do berimbau; nação de todos, de homens e mulheres, de todas as cores, de todas as idades, de todas as dores, de todos os amores, de todas as flores, de todas as falas, de todo querer, de todo saber, de todo vencer, de todo viver.